70 bombeiros militares e 60 guarda-vidas civis atuarão na Operação Temporada de Praias 2015 - Portal Tem de Tudo Tocantins

Publicidade

Post Top Ad

70 bombeiros militares e 60 guarda-vidas civis atuarão na Operação Temporada de Praias 2015

Share This


A Operação Temporada de Praias 2015 foi lançada nesta sexta-feira, 10, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins. Ao todo serão 31 praias que contarão com a presença de 70 bombeiros que atuarão por fim de semana, além de viaturas operacionais de resgate em terra e embarcações. A operação inicia neste sábado, 10, e se estende até o mês de agosto.
Para esta temporada, o Corpo de Bombeiros realizou estudo onde foram analisados critérios como: quantidade de banhistas, facilidade de acesso, localização, variação de profundidade, presença de correnteza, tráfego de embarcações, entre outros. A partir disso, as praias serão atendidas por nível de classificação de risco, que vai do nível I ao V.
O comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Carlos Eduardo Farias, comentou que, além das praias, os bombeiros também atuarão no Rally das Águas, que acontece em Goiatins e Itacajá. Ele destacou que, este ano, os bombeiros militares terão o apoio de 60 guarda-vidas civis cedidos pelas prefeituras, através de convênio estabelecido entre a corporação e os municípios.
“Nesse primeiro momento, os guarda-vidas civis irão trabalhar em conjunto com os bombeiros. Estamos fazendo essa experiência para verificar se nos próximos anos eles vão poder fazer esse atendimento durante a semana, quando o número de frequentadores das praias é menor. Com isso, estamos trabalhando e fazendo um estudo para verificar se será viável a utilização dos guarda-vidas civis e até que ponto podemos fazer essa utilização”, explicou. O comandante operacional destacou ainda que os guarda-vidas civis foram treinados pelo Corpo de Bombeiros nas sete unidades da corporação.
O lançamento da Operação Temporada de Praias 2015 ocorreu simultaneamente em todas as unidades da corporação e, na ocasião, os militares receberam as normativas para o trabalho que será realizado nas praias durante o período de férias.


Informações: SECOM

Post Bottom Ad