Governo Marcelo Miranda restabelece sinal da TVE Tocantins via satélite - Portal Tem de Tudo Tocantins

Publicidade

Post Top Ad

Governo Marcelo Miranda restabelece sinal da TVE Tocantins via satélite

Share This


Após sete meses de esforços do Governo do Estado, Redesat terá sinal restabelecido em todo o Estado


Após quase sete meses de muito trabalho, o Governo Marcelo Miranda, por meio da Fundação Radiodifusão Educativa do Tocantins (Redesat), comemora o restabelecimento do sinal, via satélite, da TVE Tocantins, emissora de TV pública educativa integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Os primeiros testes de subida do sinal para o satélite, que redistribui som e imagem para as retransmissoras do interior do Estado, começaram a ser feitos no último dia 16 e foram concluídos com êxito na última quarta-feira, dia 22.

“Enfrentamos muitas limitações técnicas por causa da condição de sucateamento e atraso tecnológico que encontramos na Redesat. Graças ao empenho de nossa equipe, superamos os primeiros obstáculos para restabelecer o sinal de satélite”, explicou o diretor de Telecomunicações da Redesat, Rogério França.

A transmissão do sinal da TVE Tocantins para suas mais de 60 retransmissoras instaladas no interior do Estado estava interrompida desde o ano passado devido à falta de pagamento da gestão anterior à prestadora do serviço.  Marcelo Miranda determinou à nova direção da Redesat, logo no início do Governo, que adotasse todas as providências necessárias para viabilizar a retomada do sinal. “É fundamental que nós tenhamos acesso a uma programação diferenciada e de qualidade. Que mostre aos tocantinenses as belezas da nossa terra, a pujança do nosso povo e a força das nossas expressões culturais”, disse o governador.

“Praticamente todo o primeiro semestre de 2015 foi dedicado a resolver pendências legais e financeiras que impediam a Redesat de firmar novo contrato para locação de satélite”, destacou a presidente da fundação, Valéria Kurovski. Entre essas pendências, está uma dívida de R$ 278 mil com o fornecedor anterior.

Sintonia

A TVE Tocantins passa a ter seu sinal transmitido pelo satélite Amazonas 3, da empresa Hispamar Satélites S/A. O telespectador que utiliza antena parabólica e receptor digital poderá assistir a TVE Tocantins através do Satélite Amazonas 3 Banda C, que opera na posição orbital 61ºW. Para sintonizar a TVE, basta realizar uma busca automática no satélite ou na frequência 3993 polarização horizontal, symbol rate 3330, PID V310, PID A311, PCR 312.

A recepção do sinal, gerado pela cabeça de rede da TVE Tocantins em Palmas, será restabelecida gradativamente nas retransmissoras (RTVs) instaladas em mais de 60 municípios do Estado.

Cooperação

A Fundação Redesat, por ordem do governador Marcelo Miranda, vem estabelecendo conversações com a Diretoria Geral da Assembleia Legislativa do Tocantins no sentido de viabilizar um Termo de Cooperação Técnica entre a TVE Tocantins e a TV Assembleia, para a transmissão dos sinais das respectivas emissoras via satélite para o interior do Estado.

O acordo a ser firmado entre a presidência da AL, Osires Damaso, e o governador Marcelo Miranda prevê o compartilhamento do satélite contratado, resultando em significativa redução de custos para os poderes Executivo e Legislativo.

Novidades

Os telejornais da TVE Tocantins estão passando por uma reformulação completa, com renovação do cenário e mudança nos nomes dos programas para criar identidade com o jornalismo da rede (TV Brasil). Também haverá adequações quanto aos horários de exibição e os tempos dos telejornais, inserção de novos quadros informativos e novos apresentadores. As novidades estarão no ar a partir de setembro.

A nova programação da TVE Tocantins tem estreia prevista para setembro, com a inclusão de interprogramas (programetes curtos de até 5 minutos) que vão tratar da história do Tocantins, gastronomia, cultura, patrimônio histórico, entre outros assuntos.

Serviço
TVE Tocantins - emissora pública educativa associada à TV Brasil/EBC
Programas no ar atualmente:
- Jornal do Meio Dia: 12h30 às 13 horas
- TVE Esporte: 1 horas às 13h30
- Jornal da Noite: 18h30 às 19 horas
- Vitrine do Campo: transmitido pela TV Brasil em rede nacional às quartas, 7 horas, e reprise pela TVE Tocantins aos domingos, às 7h30

Informações: SECOM

Post Bottom Ad