Investidores sul-coreanos anunciam instalação de indústria de lâmpadas LED e placas solares no Tocantins - Portal Tem de Tudo Tocantins

Publicidade

Post Top Ad

Investidores sul-coreanos anunciam instalação de indústria de lâmpadas LED e placas solares no Tocantins

Share This


Os municípios tocantinenses estão próximos de dar um grande salto na área da eficiência energética. Nesta segunda-feira, 24, a vice-governadora Claudia Lelis, recebeu, no Palácio Araguaia, um grupo de empreendedores e investidores sul-coreanos interessados em instalar uma indústria de lâmpadas LED e placas solares no Tocantins e investir na modernização e na otimização da rede de iluminação pública dos 139 municípios do Estado, por meio de um projeto de Parceria Público-Privada (PPP).

O Programa de Eficiência Energética baseia-se na troca das lâmpadas atuais da iluminação pública, por lâmpadas LED, tecnologia que reduz em até 60% os gastos com energia. As lâmpadas LED além de gastarem menos, garantem melhor aproveitamento da luz, não esquentam e duram bem mais. Elas chegam a consumir um décimo da energia gasta por uma incandescente.

Os municípios, deverão realizar licitação e contratação de parceria público-privada, no âmbito da administração pública, para constituição de uma concessão, objetivando a modernização, a otimização, a expansão, a operação, a manutenção, a supervisão e o monitoramento da infraestrutura da rede de iluminação pública.

Investimentos

Na ocasião, os investidores anunciaram a instalação de uma fábrica de lâmpadas LED e placas solares no Estado e entregaram à vice-governadora uma carta de intenções, que mostra que os empresários possuem US$100 milhões disponíveis para investir na parte de iluminação pública no Estado. 

“A missão contempla ainda os investimentos na parte de compra de soja, carne bovina, suína e de aves e na parte de mineração”, disse um dos empresários da Missão de Empreendedores e Investidores Sul-Coreanos, Tiago Machado de Oliveira.

A vice-governadora Claudia Lelis, destacou que o Estado está de portas abertas para receber empresários interessados em investir no Tocantins. Ela apresentou as potencialidades da região e disse que o governo dará todo o suporte para a instalação da indústria de lâmpadas LED e placas solares. “Essa é uma das prioridades da gestão do governador Marcelo Miranda, que o Tocantins possa se desenvolver, trazendo e apoiando empreendedores dispostos a investir no Estado”, finalizou.

Presentes

Além da vice-governadora Claudia Lelis, participaram também da reunião o subsecretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Tocantins, José Carlos Bezerra; o subsecretário de Representação do Estado em Brasília, Paulo Martorelli; o prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, e o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade.
Fonte: SECOM

Post Bottom Ad