Profissionais da segurança pública fazem curso sobre corregedoria com instrutores americanos - Portal Tem de Tudo Tocantins

Publicidade

Post Top Ad

Profissionais da segurança pública fazem curso sobre corregedoria com instrutores americanos

Share This


Por: Yago Modesto                                                              



Durante esta semana, mais de vinte policiais civis, militares e bombeiros aperfeiçoam seus conhecimentos acerca dos crimes e desvios funcionais cometidos por agentes públicos. O curso “Investigação de Assuntos Internos/Corregedoria”, que começou nesta segunda-feira, 07 e segue até sexta-feira, 11, na Academia de Policia Civil (Acadepol), é realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), juntamente com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP).

Três instrutores da polícia de Miami, Estados Unidos (Agência Miami Police Department – MPD) realizam a capacitação, que, dentre outros assuntos, expõe os
procedimentos a serem adotados pelo profissional da segurança para receber as reclamações do cidadão e verificar se a conduta de um servidor público ou policial violou os procedimentos legais, antes de iniciar a investigação.

Segundo o diretor da Acadepol, Alberto Cavalcante, o curso é importante para aperfeiçoar a atuação dos profissionais da segurança pública enquanto corregedoria. “Esta capacitação também aborda acerca da análise de uma queixa inicial feita pelo cidadão denunciante, da abertura da investigação e da verificação de antecedentes, realização de entrevistas e o acompanhamento necessário feito pelo profissional da corregedoria até a fase final do processo de investigação”, completa o diretor.


Ao todo, participam do curso dez policiais militares, oito policiais civis e quatro bombeiros militares. Esteve presente na solenidade de abertura o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, o assessor da SSP, representando o secretário de segurança pública, Roger Knewitz, o corregedor do Comando Geral da PM, Djalma Ribeiro Cavalcante, além do superintendente da Polícia Científica, Gilvan Noleto. 

Post Bottom Ad