Escola Municipal Luiz Gonzaga recebe laboratório de informática do projeto FACIT na Comunidade - Portal Tem de Tudo Tocantins

Publicidade

Post Top Ad

Escola Municipal Luiz Gonzaga recebe laboratório de informática do projeto FACIT na Comunidade

Share This

Fotos: João Neto


Os mais de mil alunos da Escola Municipal “Luiz Gonzaga”, no Residencial Costa Esmeralda, em Araguaína, terão um contato maior com o mundo digital a partir do próximo semestre.
No último dia 28 de junho, o projeto FACIT na Comunidade, da Faculdade de Ciências do Tocantins, entregou oficialmente o laboratório de informática com 12 computadores doados a partir de uma parceria com a UNIMED Araguaína.
A escola também recebeu quatro violões, cinco pandeiros, um violino e nove flautas doces para a estruturação do projeto “Sorrir e Cantar”, também proposta pela faculdade.
O evento contou ainda com o show musical de uma banda composta por alunos da escola, apresentação do Consultório Odontológico e performance de comédia do Grupo Art & Palco.
Faz a diferença
Desenvolvido desde 2015, o Projeto Facit na Comunidade tem por objetivo levar novas atividades e serviços que contribuam na melhoria da qualidade de vida não só das crianças, mas também da comunidade do Residencial Costa Esmeralda.
O laboratório de informática, por exemplo, será usado na alfabetização digital dos alunos que cursam do primeiro e quinto ano. “O laboratório veio fortalecer o ensino como ferramenta pedagógica. Nós estamos em uma comunidade de grande carência e a escola desponta nessa questão de oferecer aos nossos alunos a oportunidade de acesso às novas mídias”, destacou o gestor da escola, Osana Moura.
Mateus França, de oito anos, é aluno do quarto ano e adorou a novidade tecnológica, “Eu nunca tinha usado um computador antes, é muito legal”, disse, sem desgrudar os olhos da tela.
Projeto “Sorrir e Cantar”
A doação dos instrumentos era o passo decisivo para dar
início ao coral de alunos da escola. “Já possuímos um pequeno coral que está sendo ensaiado, mas agora poderemos aumentar o ritmo para a cantata de Natal.
A FACIT viu a necessidade do estudo da música para esses alunos e a ideia é de montar uma orquestra, trabalhar a música dentro da integração e socialização dessas crianças”, explicou a diretora geral da faculdade, Ângela Maria da Silva.
Saúde bucal
Ainda do FACIT na Comunidade, um consultório odontológico atende a comunidade desde agosto de 2015.
Até o junho deste ano, foram feitos 1874 procedimentos odontológicos em 1130 crianças.
“E a proposta é que, partir do índice de dentes cariados, perdidos e obturados, dentro de quatro anos, consigamos erradicar 100% das cáries dos alunos. Essa é a grande missão do curso de Odontologia na escola”, reforçou Dra. Ângela.
A FACIT é a responsável por financiar o projeto e manter a dentista no consultório da escola.
Mais música e cultura
Como forma de agradecimento pelas iniciativas da faculdade, as crianças da Escola Luiz Gonzaga fizeram uma apresentação musical tocando músicas em homenagem à

Luiz Gonzaga e orgulharam os pais que estavam presentes.
O Grupo Art & Palco também participou do evento e levou a personagem Shirlei para se apresentar aos presentes. 
George Henrique Silva, coordenador geral do grupo de atores, disse que o apoio dado pela FACIT é muito importante para a manutenção da arte em Araguaína. “A Dra. Ângela está sempre nos ajudando e incentivando a difusão da cultura na cidade, promovendo esse encontro entre o Grupo Art & Palco e escolas”, comentou.

Post Bottom Ad