Governador assina decretos que beneficiam a População e os bombeiros tocantinenses - Portal Tem de Tudo Tocantins

Publicidade

Post Top Ad

Governador assina decretos que beneficiam a População e os bombeiros tocantinenses

Share This
Cláudio Paixão / Governo do Tocantins


População e bombeiros tocantinenses são beneficiados com decretos assinados pelo governador Marcelo Miranda nesta quarta-feira, 22, no auditório do Palácio Araguaia. Os documentos foram assinados durante a abertura da 2ª edição do Protege Tocantins, quando também foram recebidos os 84 candidatos convocados do Concurso Público para provimento do cargo de Soldado Bombeiro Militar.

De acordo com o governador, a convocação dos soldados e a assinatura dos decretos é uma demonstração do empenho do governo em garantir mais segurança para população e
em proporcionar um ambiente de trabalho humanizado. “Hoje, recebemos os futuros soldados bombeiros, aprovados no último concurso desta corporação. A união de força dos que agora chegam com a experiência dos veteranos, assim como os benefícios proporcionados pelos decretos que assinamos, resultarão em melhores serviços para população”, destacou.   

Decretos

O primeiro decreto assinado foi o de nº 5.451, que trata da indenização dos bombeiros militares pelo trabalho prestado em horário extraordinário. Um benefício que, de acordo com
o capitão Danilo de Sousa Machado, foi muito bem recebido pela corporação. “Esse decreto representa o valor justo e humanitário que o governador está dando ao trabalho que prestamos além da nossa carga horária semanal”, disse.

O segundo trata de uma alteração do Decreto nº 3.950, de janeiro de 2010, visando à simplificação da regularização de construções antigas, ou seja,  obras anteriores a 1º de janeiro de 2008. A regulamentação realizada diretamente pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO) tem como objetivo a promoção da efetiva segurança contra incêndios e pânicos.

Formação de Soldados

Durante a abertura do Protege Tocantins, foram recebidos os 84 candidatos remanescentes convocados do Concurso Público dos Bombeiros Militares realizado em 2013.  A aula inaugural do Curso de Formação para os alunos poderem tomar posse no Cargo de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins foi marcada por uma palestra de Paulo
Storani, consultor dos filmes Tropa de Elite 1 e 2. O palestrante é um dos oficiais que serviram de inspiração para o personagem Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura.

Um dos convocados foi Hélio Cardoso, que falou do seu sonho em entrar para a corporação. “Essa 6ª etapa do concurso é um passo muito importante para entrar no Corpo de Bombeiros. Quero adquirir, no curso de formação, todo o conhecimento necessário para prestar um bom serviço para ajudar a população tocantinense. Estou muito feliz com a convocação”, comemorou. 

Quem também está prestes a realizar o sonho de entrar para a corporação é Ricardo Cardoso Saraiva. Ele lembrou que esperava com ansiedade por essa etapa do concurso. “Ter sido convocado foi a realização de um sonho e espero conseguir fazer um bom aproveitamento do curso de formação, já que esse é um dos critérios para desempenhar bem a profissão e poder servir a população”, disse.

Protege Tocantins

O Protege Tocantins 2016 tem programação no período de 22 a 24 de junho, quando estão previstas: a realização do 2º Simpósio Estadual de Bombeiros do Tocantins, a reunião de Comandantes-gerais da Amazônia Legal, a cerimônia de premiação dos bombeiros vencedores do 1º Concurso de Fotografia Bombeiro em Foco, a Cerimônia de Formatura do Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut) e a realização da Prova Bombeiro de Aço.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Dodsley Yuri Tenório Vargas, o Protege Tocantins é um momento de capacitação, em que são discutidos protocolos e políticas nacionais de bombeiro. “Estamos recebendo também os comandantes-gerais dos Bombeiros dos estados que compõem a Amazônia Legal para, hoje e amanhã, discutirmos estratégias comuns para essa região”, explicou.

Post Bottom Ad