UPA e HMA promovem a Semana Interna de Prevenção de Acidentes

18:55


Em celebração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (27 de julho), o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) está promovendo a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPA) 2016 no Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Araguaína Sul. O foco deste ano serão os riscos de acidentes com objetos perfuro-cortantes.
A primeira palestra aconteceu neste dia 26, no HMA, para colaboradores do laboratório e da enfermagem e foi ministrada por profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest, da Secretaria de Saúde do Município.
Agulhas
A enfermeira do órgão, Jaciara Araújo Gomes, falou sobre a
exposição dos colaboradores a materiais biológicos e os acidentes com agulhas, materiais mais utilizados nos procedimentos hospitalares. “A maioria dos acidentes acontece pelo manuseio ou descarte incorreto da agulha. Os profissionais ficam expostos a doenças como Hepatite B, C e HIV, as mais perigosas”, informou Jaciara.
Risco
Os profissionais da enfermagem são o grupo com maior risco de exposição - 58% - seguido dos colaboradores da limpeza. A palestrante frisou as medidas de biossegurança que precisam ser tomadas para prevenir os acidentes. “O histórico de vacinas é um dos mais importantes, seguido do uso correto dos equipamentos de proteção individual e procedimentos de segurança específicos para o manuseio deste tipo de material”, explicou a enfermeira do Cerest.
Cerest
Os participantes também foram informados sobre as competências, áreas de atuação, formas de trabalho e notificações realizadas pelo Cerest na região norte do Estado. A técnica em segurança do trabalho do órgão, Thuanny Almeida Alves, também falou sobre a legislação vinculada a acidentes de trabalho. “Realizamos vigilância e levantamentos em ambientes de trabalho e há também a orientação para que as empresas se adequem às normas de segurança”, disse Thuanny.
Programação
A SIPA 2016 segue até a próxima sexta-feira, 29, com palestra na UPA (27) e blitz educativa nas duas unidades (28 e 29) com folders e vídeos explicando os riscos e prevenções dos acidentes de trabalho. “A segurança do trabalho abrange todos os profissionais da UPA e do HMA, mas há algumas categorias que estão mais expostas, por isso decidimos reforçar as informações e compartilhar novos conhecimentos para que o cuidado seja sempre redobrado”, informou Sanmari Rodrigues de Melo Ferreira, técnica de segurança do trabalho do IBGH.
 

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »