Aeronave da SSP reforça o combate aos focos de incêndios no Estado - Portal Tem de Tudo Tocantins

Publicidade

Post Top Ad

Aeronave da SSP reforça o combate aos focos de incêndios no Estado

Share This



Com o intuito de contribuir com o trabalho da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do Tocantins, no combate aos incêndios registrados no Estado, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), realizou treinamento a 17 servidores, entre pilotos e operadores de equipamentos especiais.

O treinamento, teórico e prático, teve a duração de dois dias e objetivou capacitar os tripulantes do helicóptero da SSP a utilizar o helibalde (equipamento tipo bolsão para captação de água) para conter os focos de calor e incêndios. O helibalde possui capacidade de captar 545 litros de água e foi adquirido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins,
devido ao grande número de incêndios ocorridos no Estado, todos os anos, principalmente nessa época de calor intenso.

Na ultima semana, a aeronave foi solicitada pela Defesa Civil para dar suporte a uma ação emergencial de monitoramento aéreo, realizado por técnicos, para identificar as áreas de maior registro de focos de calor, bem como qual a melhor rota de acesso e distribuição de efetivo para combate à esses focos visualizados. A ação possibilitou ainda à equipe do CIOPAER, mapear locais para possível uso do novo equipamento.

Nesse período de freqüentes incêndios em diversas regiões do Estado, a equipe aérea da SSP está apta a contribuir com a redução dessas ocorrências, tanto com o transporte de equipes de técnicos, brigadistas, quanto no combate ao fogo com a utilização do helibalde, sem prejuízo as demais ações de apoio a operações policiais, que ocorrem de forma ininterrupta no Estado.

Post Bottom Ad