Prefeitura disponibiliza especialista em câncer no CAPS/AD nesta sexta

19:29
Por: Gláucia Mendes



Pacientes em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS/AD) participam amanhã, 28, a partir das 8 horas, da Campanha Outubro Rosa. A Prefeitura disponibilizará especialista em câncer na unidade para realizar exames gratuitos de prevenção (Citológico Oncótico) com resultados.  A ação é uma parceria da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, com o Laboratório do Trabalhador.
 
O bioquímico citopatologista Wendemberg Viana conta que trabalha na área há noves anos e neste período já presenciou muitos casos tristes de mulheres jovens prejudicadas pela doença do câncer, muitas até perderam a vida. “Então, decidi realizar parcerias para a prevenção ao câncer do colo do útero com a população mais carente de Araguaína que estão aderidas ao CAPS/AD. Fico muito feliz de ser voluntário neste mês de prevenção e poder beneficiar de alguma forma o público, lembrando que é importante as mulheres manter em dia os exames preventivos”, relatou.
 
O bioquímico acrescentou que o exame de papanicolau é importante para o público feminino jovem sexualmente ativo. “O grande vilão desta patologia é um vírus transmitido através do sexo chamado Papiloma Vírus Humano(HPV). O câncer quando mais cedo diagnosticado, melhor o prognóstico da paciente. O exame não é caro e muito eficaz, mas ainda é um tabu para muitas mulheres, pelo constrangimento da coleta do material cérvico vaginal. Por isso deve haver um trabalho eficiente de orientação para essas pacientes”, frisou.
 
Outubro Rosa
Com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama registra 25% dos casos anuais de câncer no Brasil. O Instituto estima que o número de novos casos deva ficar muito próximo a 58 mil em todo o País, com óbitos acima de 14 mil.
 
Mais atividades da Prefeitura
Mais atividades com serviços de saúde voltados para as mulheres estão sendo intensificadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Araguaína. A programação começou no dia 14 e segue até o próximo dia 29, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.
 
Programação
Dia 28/10 (amanhã)
CAPS/AD - Rua 12 de Outubro, 459, centro
Dia 29/10 (sábado)
UBS Novo Horizonte (Barra da Grota)

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »