Vacinação nas residências visa combater doença da raiva em Araguaína

08:33


A Prefeitura de Araguaína iniciou a vacinação antirrábica em cães e gatos nas residências de bairros estratégicos da cidade. A ação vida combater a doença da raiva na cidade. Hoje as equipes estiveram no Setor Costa Esmeralda, onde seguem com a vacinação nesta terça-feira, dia 7, das 7h30 às 13 horas, e também no Setor Barros.
 
Posteriormente, animais da zona rural também serão vacinados. No Dia D, que este ano acontecerá dia 18 de março, a meta é vacinar 22.779 animais das zonas urbana e rural. De acordo com a médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Luciana Coelho Gomes, caso as famílias não estiverem em casa podem levar os animais no próprio CCZ.
 
“O importante é vacinar o bicho de estimação. A vigilância constante da Secretaria da Saúde em Araguaína tem mantido a cidade há mais de 10 anos sem nenhum caso registrado nem em humanos e nem em cães e gatos”, destacou.
 
Vacinação

A dona de casa Segiane Rodrigues Vieira vacinou seu cachorro pela primeira vez. “Rabito tem um ano e ainda não

havia tomado a vacina. Estou contente que as equipes estiveram aqui em casa e não vou precisar levar no posto, no dia D”, disse.
 
Quem também recebeu a equipe em casa foi Francisco Evaldo Rodrigues, que tem dois cachorros. O curioso é que um deles, uma cadela, tem até sobrenome: Skaila Maria de Alencar. “A ideia foi de minha esposa Tânia, que colocou o mesmo sobrenome dela no animal e aí ficou tem na ficha dela e tudo”, contou.
 
Rodrigues também acha importante a vacinação nas residências. “Todos os anos vacino a Skaila. E com a vacina chegando na própria casa é mais prático e os animais não ficam tão agitados. E este ano, o Beethovem, que está completando um ano, também tomou a vacina”, completou.
 
Além dos setores citados, outra equipe está realizando vacinação no setor Lago Sul. Mesmo após o dia D, se todos os cães e gatos não tiverem sido vacinados as equipes continuarão vacinando nos bairros mais afastados.
 
A doença 
A raiva é uma zoonose neurológica que não tem cura, ou seja, o animal morre após adquirir a doença. Os sintomas da raiva são característicos e variam no animal e no ser humano. O animal geralmente apresenta dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.
 
A atenção maior é voltada para cães e gatos por serem animais que convivem de forma mais estreita com humanos (animais de companhia).

Contato 
Em caso de dúvidas em relação à vacinação, moradores podem entrar em contato no CCZ pelos seguintes telefones: 0800 646 7020, 3415-5307 ou 3411-7040.
 
Cronograma de vacinação
Das 7h30 às 13 horas
 
Dia 7 (terça-feira)
Setores Costa Esmeralda e Barros    
                   
Dia 8 (quarta-feira)
Setores Barros e Parque Bom Viver
 
Dia 9 (quinta-feira)
Distrito Novo Horizonte
 
Dia 10 (sexta-feira)
Setor Nova Araguaína
 
Dia 13 (segunda-feira)
Setor Nova Araguaína
 
Dias 14 e 15 (terça e quarta-feira)
Setor Monte Sinai
 
Dias 16 e 17 (quinta e sexta-feira)
Setores JK e Oeste       

Dia 18 (sábado)
Dia D de vacinação em todos os setores

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »