Emoção marca abertura da Conferência do Autista em Araguaína - Portal Tem de Tudo Tocantins

Publicidade

Post Top Ad

Emoção marca abertura da Conferência do Autista em Araguaína

Share This

Rafinha Lima, aluno da APAE agradou o público, com apresentações 

Na abertura da 2ª Conferência Multiprofissional de Transtorno do Espectro do Autista em Araguaína, realizada na noite de ontem, 6, no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), muita emoção. Mães da Associação Mundo Autista, com olhos marejados, relembraram a luta antes da criação da Clínica-Escola, a primeira do Tocantins e a terceira do Brasil, que já atende aproximadamente 200 crianças no Município. As atividades do evento estão acontecendo hoje, durante todo o dia, e segue até domingo, dia 9, pela manhã.

O secretário da Saúde, Jean Coutinho, representando o prefeito Ronaldo Dimas, lembrou que o projeto da clínica foi

iniciado pelas mães e que elas sensibilizaram os poderes Legislativo e Executivo para a execução. “Elas abraçaram a causa e com o nosso apoio e também com a parceria da iniciativa público-privada, conseguimos colocar o projeto para funcionar”, ressaltou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Marcelo, lembrou quando as mães o procuraram para apresentar o projeto. “Os olhos delas brilhavam e então tive a sensibilidade de perceber que não era um simples projeto e encaminhei ao Executivo e logo o prefeito Dimas também ficou sensibilizado”, explicou.
Abertura
Durante a abertura da conferência, a médica Luciana Santana, que tem um filho autista, foi homenageada em nome de todas as mães, por estar à frente do projeto e abraçar a causa desde o início.

A presidente da Associação Mundo Autista, Tânia Mara Alves, não escondeu a emoção. “Eu como mãe, já tive que sair do Estado para buscar ajuda no diagnóstico e hoje, termos uma clínica e esses espaços de discussões sobre o assunto me deixa muito orgulhosa. A clínica não é mais um
sonho é uma realidade”, frisou.


Quem arrancou gargalhadas da plateia, por sua performance cômica vestido de lampião, foi o aluno da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) Rafinha Lima, que mesmo tendo como diagnóstico deficiência intelectual não deixou de lutar por seus sonhos e é um artista. Em 2016, ganhou em 1º lugar no Festival das APAEs do Estado e ficou em 4º no Festival Nacional, nas categorias música e artes cênicas.

A psicopedagoga Márcia Alves Ferreira veio do Município vizinho, Colinas do Tocantins, em busca de conhecimento. “Atuo no município, no Centro de Atendimento Educacional Especializado e obter mais informações para aplicar no trabalho que desenvolvo com crianças e adolescentes de escolas”, contou.

Conferência

O evento é uma realização da Associação Mundo Autista com apoio da Prefeitura. O público-alvo são todos que têm contato direto com autistas, como médicos, pedagogos, odontólogos, enfermeiros, educadores físicos, entre outros.
O objetivo da conferência é capacitar os profissionais que trabalham na Clínica-Escola Mundo Autista de Araguaína, e também aqueles que atuam em outros municípios cuidando de crianças autistas. A qualificação fornecerá ferramentas de trabalho aos profissionais para que possam utilizar no dia a dia, estimulando o desenvolvimento dessas crianças.
No domingo, dia 9, será realizado um curso sobre Análise do Comportamento Aplicado (ABA), ministrado com a coach infantil Letícia Bringel.

Associação

Em 2016, foi fundada a Associação Mundo Autista. No mesmo ano, a Prefeitura criou a Clínica-Escola Mundo Autista que é administrada pela associação. Em Araguaína, há uma demanda de aproximadamente 200 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo atendidos, atualmente, cerca de 130 usuários, com terapias e consultas médicas.
 
Programação

 Dia 8 (sábado)
8h – Comportamento Verbal;
11h – Ensino Incidental;
14h – ABA na Escola;
16h – Qual o papel do professor auxiliar?

Dia 9 (domingo)
A partir das 8 horas será oferecido curso sobre Análise do Comportamento Aplicado (ABA)

Post Bottom Ad