Araguaína intensifica ações de orientação para quem deseja parar de fumar - Portal Tem de Tudo Tocantins

Publicidade

Post Top Ad

Araguaína intensifica ações de orientação para quem deseja parar de fumar

Share This


Palestras para explicar sobre as doenças causadas pelo tabaco, além de orientar sobre o tratamento oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) para quem deseja sair do vício de fumar. Este é principal objetivo das ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, nesta semana dentro da programação ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio.

A primeira palestra foi realizada na Unidade Básica de Saúde do Setor Nova Araguaína. “Foi explicado para eles que o SUS disponibiliza para eles o tratamento. Que todas as pessoas que têm o interesse de parar de fumar podem procurar a unidade básica de saúde. São disponibilizadas balas, adesivos e outros medicamentos junto com o grupo antitabagismo”, disse a enfermeira Márcia Rogéria, que ministrou a conscientização.

A enfermeira reforçou os malefícios que o hábito de fumar provoca nas pessoas, tanto de quem fuma como também quem apenas inala a fumaça do cigarro. “O cigarro só tem malefícios. Todos os cânceres são desenvolvidos com o uso do cigarro. O cigarro causa o câncer de pulmão, de boca, cérebro, todos os tipos de câncer é fator predisponente do cigarro”, informou.

O motorista Valdir Almeida Monteiro foi um dos moradores do Setor Nova Araguaína que participou da palestra. “Vi um alerta de que não devemos fumar, nem devemos nos rodear de quem fuma, porque nós protegemos os nossos pulmões e nos livramos de várias doenças decorrentes da fumaça do cigarro”, comentou.

Dia Mundial sem o Tabaco
O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da

Saúde (OMS), como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

O tema escolhido pela OMS para as comemorações para este ano é “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”. Segundo a OMS, a epidemia de tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde pública que o mundo já enfrentou.

As evidências mostram que os produtos de tabaco são altamente letais, pois matam duas em cada três de seus usuários. A perda de produtividade e o tratamento de doenças geram enormes prejuízos para as nações. No entanto, esses danos não se limitam à esfera do consumidor. A cadeia de produção de tabaco também gera danos ambientais, sanitários e sociais para quem produz, especialmente no meio agrícola, ampliando a dimensão dos danos e prejuízos relacionados para as sociedades.

Programação
Dia 30 (terça-feira)
7h30 – Palestra UBS Manoel dos Reis Lima (Rua das Hortênsias, nº 46, Setor Jardim das Flores);
8h – UBS Araguaína Sul (Rua dos Pinheiros com Rua Bacuri, s/nº Araguaína Sul);
9h – UBS Ponte (Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte).
 
Dia 31 (quarta-feira)
7h30 – UBS Senador Benedito (Rua 07, nº 07, Setor José Ferreira) e UBS Dr. Dantas (Rua CE, Qd 22 Lt 01, Residencial Costa Esmeralda);
8h30 – UBS Drº Francisco Barbosa de Brito (Rua A esquina com Rua L, Vila Aliança).
 
Dia 1º de junho (quinta-feira)
8h – UBS Palmeiras do Norte (Rua das Camélias, nº 1055, Setor Palmeiras do Norte).

Post Bottom Ad