Novos frigoríficos garantirão consumo de carne de qualidade aos tocantinenses - Portal Tem de Tudo Tocantins

Publicidade

Post Top Ad

Novos frigoríficos garantirão consumo de carne de qualidade aos tocantinenses

Share This

Com uma estrutura moderna, em breve oito municípios tocantinenses contarão com novos frigoríficos/matadouros para abatimento de carne. Com essa iniciativa, o Governo do Estado busca um consumo com qualidade, além de, consequentemente, gerar emprego e renda nos municípios.

Os frigoríficos, que fazem parte do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), serão construídos nas cidades de Ananás, Araguanã, Arapoema, Barrolândia, Campos Lindos, Novo Acordo, Ponte Alta do Bom Jesus e Wanderlândia. A previsão é que em cada local seja investido R$ 2.150.000, com capacidade de abate inicial de 50 a 100 cabeça/dia, sendo um total de 96 mil cabeças de animais por ano.

Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), a escolha das localidades foi feita com base em critérios de viabilidade como sanidade, suficiência de rebanhos, demanda de abate condizente com a capacidade dos matadouros, compras institucionais, Compra Direta e Programa Nacional de Alimentação em Escolas (Pnae), garantia de comercialização, processo de abate certificado com o Serviço de Inspeção Municipal, entre outras normas.

Benefícios

O matadouro é uma estrutura regional, na qual, após sua construção, os municípios poderão comercializar a carne produzida com segurança. Todos terão Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e poderão vender carne para todo o Tocantins.

Ordens de Serviço

Para os empreendimentos, já foram dadas as ordens de serviço em cada município. Agora estão sendo finalizados os tramites de documentação entre a Seagro e o órgão financiador.

A obra e os equipamentos são financiados 100% com recurso do PDRIS, com contrapartida do Município com a doação da área.

Post Bottom Ad