Socioeducandos participam de competições de futsal no mês de férias - Portal Tem de Tudo Tocantins

Publicidade

Post Top Ad

Socioeducandos participam de competições de futsal no mês de férias

Share This


Realizar sonhos, apresentar outras perspectivas de vida e alcançar patamares além do lazer e do futebol é a proposta da Copa Integração Sistema Socioeducativo de Futsal. A competição ocorreu entre os dias 23 e 27 de julho na quadra poliesportiva do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas. A Copa é uma iniciativa dos coordenadores dos centros de internação, sob a administração da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, e objetiva reforçar as possibilidades de reinserção social junto aos jovens em conflito com a lei.
Participaram da competição seis times de Futsal, compostos por adolescentes e servidores de unidades de Palmas: o Case; o Centro de Internação Provisória Central (Ceip); a Unidade de Semiliberdade (USL). Teve ainda um time composto por adolescentes da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
“A gente juntou socioeducandos, servidores e comunidade em um esporte que traz muitas emoções e une pessoas, o futebol. A ideia foi mostrar que somos todos iguais. Independentemente da posição que estamos ocupando, todos temos valor, e eles (adolescentes) precisam reconhecer isso”, explicou Irael Nunes, organizador da Copa e coordenador do Centro de Internação Provisória Central (Ceip) de Palmas.
A tabela dos jogos foi dividida em 15 partidas realizadas em cinco dias. Nos primeiros jogos, disputados na segunda-feira, 23, disputaram o troféu: os times de servidores do Ceip contra os servidores do Case; de adolescentes do Case contra os adolescentes do Ceip; de adolescentes da USL contra adolescentes da IURD. Os jogos que vieram em seguida marcaram os times que disputariam o 1º e o 3º Lugar.
A final
Mas, o jogo que determinaria o terceiro lugar seria entre o time da IURD e os adolescentes da USL de Palmas. Entretanto, devido à ausência do time da USL, os adolescentes da IURD ganharam o terceiro lugar por WO. O primeiro lugar foi disputado entre os servidores do Ceip e os adolescentes do Case. Bons de bola, os adolescentes conquistaram o troféu de primeiro lugar com um placar de cinco gols, enquanto os adversários não fizeram nenhum gol.
O adolescente que integra o time do Case W.F.D.S, de 17 anos, adorou o torneio e destacou o fortalecimentos das atividades dentro da unidade. “Estou cumprindo uma medida socioeducativa e aconteceu esse torneio, que eu gostei muito. Muita participação dos socioeducadores e de todo mundo, foi muito bom isso”, disse o adolescente, que além do primeiro lugar, acumulou o título de jogador destaque da Copa.
Para o pastor Rodrigo Araújo, que levou o time de adolescentes da igreja para participar da Copa, as atividades tem alcançado resultados positivos no cumprimento das medidas socioeducativas. “O resultado tem sido positivo. Principalmente por ser futebol, a gente observa que eles se divertem, agem com disciplina, respeitam as regras e tem boa aceitação. Isso mostra que esses meninos podem ser felizes buscando outros aspectos da vida”.
Santa Fé do Araguaia
Já em Santa Fé do Araguaia, no Centro de Internação Provisória (Ceip) Norte, os adolescentes também participaram de um minicampeonato de Futsal. Foram seis equipes mistas, entre 23 socioeducandos e 14 socieducadores. A competição animou a última semana de férias escolares dos adolescentes.

Post Bottom Ad